Consequências

A falta de atividades físicas compromete o funcionamento do organismo!


- Afeta o aparelho locomotor- atrofia fibras musculares, baixa flexibilidade e resistência, enfraquece ossos e articulações, etc.
- Afeta o sistema endócrino – predispõe a diabetes e obesidade.
- Compromete o sistema cardiovascular – Poe em risco a vida por infarto do miocárdio e predispõe outros distúrbios cardíacos.
- Compromete o sistema nervoso – predispõe a doenças cérebro-degenerativas, afetando a capacidade cognitiva.
- Compromete o humor da pessoa - prejudica o sono e conseqüentemente torna a pessoa indisposta, cansada e estressada e ainda pode levar a depressão.
- Compromete esteticamente - envelhecimento da pele, ganho de massa gorda, etc.
- Colabora com o aparecimento de dores musculares, dores nas costas, pressão alta, etc.
- Compromete uma boa noite de sono - sedentários costumam demorar mais tempo para dormir e mesmo dormindo bastante, normalmente ainda acordam cansados.

Sistema cardiovascular


A maioria dos distúrbios cardíacos como Aterosclerose, Arritmia, Arteriosclerose e hipertensão arterial apresenta como forma de prevenção a pratica de atividades físicas, portanto, o sedentário fica vulnerável a desenvolver estes problemas. Mas em relação a infarto no miocárdio (morte de uma área do músculo cardíaco, por falta de sangue com oxigênio e nutrientes) a situação é ainda mais relevante, pois sedentarismo é uma das principais causas da ocorrência deste problema. Subentendendo que atividades físicas é um ponto importante para a saúde do coração.

Sistema Endócrino


A diabete do tipo II é uma deficiência na secreção de insulina do pâncreas (glândula da qual tem função de regular o açúcar no sangue) e atualmente há maior risco de incidência de diabetes pelo fato de a sociedade moderna levar uma vida sedentária junto com alimentação gordurosa, rica em açúcar e refrigerantes. Pesquisas contataram que já não é mais a predisposição genética que causa a maioria dos casos e sim o sedentarismo da população.