Curiosidades

A maioria das doenças cardiovasculares é causada por estilos de vida pouco saudáveis. Estas doenças ás vezes matam mais que câncer! Em Portugal, por exemplo. Lá elas são as principais causas de morte, propiciadas por má alimentação e ausência de exercício físico.

Obesidade se resume em três palavras: sedentarismo, comilança e stress. Comer de mais nem tanto, a questão é no que se baseia esta comilança. O essencial é abusar em frutas e verduras e deixar um pouco de lado frituras e chocolate!

Uma pesquisa realizada na cidade do Rio de Janeiro observou que apenas 20% dos adolescentes realizavam atividade física com regularidade. Isto é um numero baixíssimo considerando a relevância do assunto!

Sedentários têm 15% mais probabilidade de apresentar dor nas costas. O condicionamento cardiovascular é beneficiado por atividades físicas que alongam e fortalecem os músculos, em especial os da região abdominal, dos quais arcam com uma parte considerável do peso do corpo. O risco de lombalgia, por exemplo, é muito maior para aqueles que optam ser sedentários. Entretanto exagerar ou realizar de maneira desapropriada os exercícios pode causar efeitos prejudiciais como lesões e dores.

Estruturas músculo-articulares são responsáveis pelo antagonismo das ações mecânicas da coluna: eixo de sustentação do corpo e, ao mesmo tempo, eixo de movimentação. A falta ou excesso de esforço físico nessas estruturas prejudica a mecânica do indivíduo, abrindo quadros dolorosos e desconfortáveis para a vida do mesmo.

Sedentarismo acelera o envelhecimento! Estudos feitos por cientistas britânicos do King’s College em Londres mostram que pessoas fisicamente ativas parecem dez anos mais jovens do que aquelas que são sedentárias. A idade biológica das pessoas foi marcada pelo tamanho dos telômeros, dos quais sofrem redução ao longo de um ano. As pessoas ativas fisicamente apresentavam telômeros mais longos em comparação aos sedentários.

Uma pesquisa da Monash University na Austrália conclui que crianças ativas durante o dia dormem mais rapidamente. A pesquisa foi realizada com crianças de sete anos e mostrou que a maior parte delas demora 40 minutos para dormir, mas alguns levam ate três horas! E, além disso, o sono das crianças ativas é melhor e mais longo.